About Me

Minha foto
Contando História na Escola
O nosso interesse é "fazer diferente". Então,aproveite as dicas e "faça a diferença" você também!Use muitas histórias para en-can-tar seus alunos!
Ver meu perfil completo
terça-feira, 24 de setembro de 2013

PostHeaderIcon Refletindo...

É possível contar ou ler histórias entre uma aula e outra? Perda ou ganho de tempo? O que você acha? 

Deixe seu comentário!

7 comentários:

line disse...

É possível sim,eu acho que não é perda de tempo não.

Contando História na Escola disse...

Obrigada, Line! Você tem razão.Também acreditamos que contar histórias não é perda de tempo.Pelo contrário, é ganho! os alunos agradecem!

Rafaela disse...

Sendo planejado ou de supetão, eu acho super interessante tirar um tempinho para contar ou ler uma história. É super válido tanto para o professor que quebra a rotina escolar quanto para o aluno que que acaba conhecendo um lado inovador do professor.

Unknown disse...

Diferente do que muitos pensam, contar histórias apenas para crianças é mito. Os adolescentes adoram também, só não dão o braço a torcer. É logico que a busca por histórias com as quais eles vão se identificar é importante e vale muito à pena.
Eu fazia uma roda de contos em sala e cada um levava de uma a três histórias. Eu fazia a seleção e eles mesmos contavam. Era simplesmente delicioso, revelava talentos na arte de contar histórias, além de mexer com o imaginário deles. Quando eu dizia que o tempo tinha acabado, ouvia um sonoro ahhhhhhhh! Eles lamentavam o tempo ter passado tão depressa, porque gostavam daquele momento da Roda de Contação.

Unknown disse...

É possível contar histórias entre uma aula e outra sim, basta se organizar e reservar uns minutos no fim da aula. Fiz muito isso, já levava a história preparada e sabia quanto tempo levaria para contá-la, os alunos já ficavam esperando uma história nova a cada aula, mas eu não fazia em todos as aulas, pra não virar rotina e eles perderem o interesse. Levava uma história pelo menos uma vez por semana e nunca no mesmo dia. Com isso só tivemos ganhos. Ficaram mais criativos, mais atentos a ouvir a perceber detalhes. Foi ótimo! Este era um trabalho que eu realizava nos 6º e 7º anos.

Batata disse...

Acho que a contação de histórias vai além daquelas clássicas. Acho que qualquer costume que se crie de histórias, mesmo que às vezes pessoais, é valida. Acaba criando uma expectativa bem saudável nos alunos, que passam a encarar a aula com esse espírito de a qualquer momento a aula poder irromper algum conto do cotidiano, o que acaba levando a discussões e uma maior interação dos alunos.

Adorei seu blog! Vou visitar mais vezes :)

Contando História na Escola disse...

Batata, muito obrigada! Nós que adoramos a participação de vocês! Voltem sempre!

Postar um comentário

Design elements by Miss Honey